[Resenha] Ainda Não Acabou - Janaina Soares - Sussurrando Sonhos

Encontre aqui

aaaa

27 de outubro de 2017

[Resenha] Ainda Não Acabou - Janaina Soares

Autora: Janaina Soares / Editora: Gramma / Gênero: Romance - Drama / Classificação: 4,5 / 5 ⭐ / Onde Comprar: Saraiva

Sinopse: Dalila e Marcos são um modelo de casal: lindos, ricos e muito apaixonados. Ele é um advogado renomado e trabalha na empresa da família; ela é uma professora que trabalha apenas por prazer. Quando ele decide mudar de profissão e se arriscar em um negócio de restaurantes, investe tudo o que possui e, sem um plano bem definido, acabam perdendo todos os bens do casal, inclusive a mansão onde moram. Marcos entra em uma depressão profunda, e Dalila começa a se prostituir para pagar as dívidas. Quando ele descobre os programas, expulsa-a de sua vida e ela perde a memória em um acidente de trânsito. Três anos depois eles se reencontram e se apaixonam perdidamente, sem Dalila ter conhecimento de que Marcos é seu marido.


“Ainda Não Acabou” é um romance contemporâneo que nos apresenta dois personagens maduros, porém cheios de erros e defeitos, quando a autora Janaína me apresentou o seu primeiro romance eu fiquei muito curiosa e interessada em saber o que iria acontecer com o casal que tinha tudo e que em meios a tantos erros perderam tudo.

 "(...) Se você tivesse que escolher entre o amor e o dinheiro, o que escolheria?"


Nesse livro conhecemos Dalila e Marcos um casal apaixonado e muito ricos que tem as suas vidas nos eixos. Dalila trabalha como professora, não porque necessita e sim por puro prazer, não tem um passado muito feliz até se casar com Marcos, um homem lindo, carinhoso e romântico. Ele é um renomeado advogado e é sócio da empresa de sua família, mas não está satisfeito com seu trabalho.   


Marcos decide arriscar tudo para realizar o seu sonho, Dalila fica confusa e não concorda muito com tal atitude repentina do seu marido, mas Marcos não quer escutar ninguém e muito menos ela, mas Dalila fica ao seu lado, mesmo achando que isso é uma loucura.

Marcos começa a vender todos os seus bens e acaba perdendo a mansão onde moravam e toda a sua riqueza, indo morar com Dalila em uma pequena casa. Dalila sem poder opinar em nada nas escolhas do marido começa se desesperar, dividas e mais dividas começam a prossegui-los e é quando Marcos declara falência e entra em uma depressão profunda.

“Não consigo pregar os olhos durante toda a noite, embora esteja muito tentada a engolir os comprimidos que estão sobre a cômoda no quarto. Ficar dopada não é uma opção saudável, e, olhando para meu marido semimorto na penumbra ao meu lado na cama, sei que é melhor ficar acordada do que como ele. “



Se eu senti vontade de bater e sacudir Marcos? Siiiiim, e muitas e muitas vezes. Marcos fez tudo por impulso e sem pensar nas consequências, foi egoísta em não compartilhar os seus sonhos com a sua esposa, foi egoísta em deixar Dalila totalmente de fora e foi mais egoísta ainda em deixar o peso dos seus erros nas costas da esposa. E por causa disso, Dalila teve que lutar todos os dias sozinha e fazer coisas que nunca imaginou que poderia um dia fazer. 

Dalila também não sai ilesa, depois de conhecer o seu passado soube que ela se perdeu no mundo glamoroso, cheios de viagens, compras e muito dinheiro se tornando um pouco egoísta e pensando apenas na riqueza, mas leal ao seu marido. Mesmo não sendo a favor das atitudes impensáveis do Marcos ela não o abandonou, porque tinha esperanças em que no fim tudo ia dar certo. É difícil você não se envolver com os personagens, pelo menos foi o que aconteceu comigo, foi como se eles estivessem em minha frente contando toda a sua história e seus medos e erros. 

"(...) Eu nunca imaginei que a parte que diz: “...na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe...” poderia, de fato acontecer. Ah, calma, não estou falando de morte. Meu marido, Marcos, está muito vivo. A questão aqui é que a pobreza não me agrada, e este lance de ser feliz em uma cabana não funciona comigo (...)"


Com o tempo eles começam a se reerguer até o momento que Marcos descobre o que Dalila vem fazendo e a expulsa de casa, fiquei com coração na mão, Dalila em meio ao desespero e por não saber mais o que fazer faz uma escolha muita arriscada, eu a julguei enumeras vezes e sempre quebrava a cara, e isso só me mostrou que em nenhum momento devemos julgar as pessoas sem conhecer a sua verdadeira dificuldade, porque julgar é fácil, agora eu quero ver se a pessoa tem a coragem de se por no lugar do próximo.


"(...) como poderia explicar, de modo que ele pudesse entender? E, mesmo que eu explicasse, nada o faria entender a situação. (...) "



Após ser expulsa, Dalila sofre um acidente e perde a memória, tudo o que viveu foi perdido e apagado. O livro é dividido em duas partes, a primeira antes do acidente e a segunda depois de três anos.

Agora Dalila trabalha em uma biblioteca, mora com os seus pais e tem duas grandes amigas, e a única coisa que sabe antes do acidente é que fora casada e que o seu marido simplesmente a abandou. O destino dos dois vão se cruzar novamente, Dalila conhece um homem rico, lindo e irresistível, mas ele não é nada mais e nada menos que Marcos o seu ex-marido. Dalila se apaixona por Marcos sem saber que teve um passado com ele e o que vai acontecer quando ela descobrir toda a verdade e saber que ele estava mentindo para ela  todo esse tempo?


“Mas o fato não entra na minha cabeça atormentada é o fato de ter acordado em um hospital sem marido. Meus pais sempre diziam que ele havia me abandonado, que queria a separação, mas por que então veio atrás de mim na livraria?”



Nessa segunda parte eu pude ver a verdadeira Dalila, a mulher com o coração puro e alegre, uma mulher simples e lutadora que ama a sua família, diferente daquela mulher que só pensava no dinheiro. 

O que dizer do Marcos! Um homem que arriscou tudo para realizar o seu sonho, caiu em uns abismos, errou e se decepcionou, mas se reergueu, continuou atrás dos seus sonhos e posso dizer que venceu. Marcos me ensinou que temos que arriscar e ir em busca da nossa felicidade, de se jogar e correr riscos, ele teve que perder tudo para realizar o que tanto desejava e aprendeu após os erros cometidos, um homem com força, esperanças, um lutador.

Dois personagens tão reais que não são perfeitos, mas sim, imperfeitos, que aprenderam com as consequências. A escrita da autora é simples e quando o livro começava a ficar mordo a autora joga uma bomba que te faz desesperar e isso me surpreendeu muito, porque quando você pensa que nada vai acontecer é pego de surpresa, e o final foi desesperador, você fica enlouquecido para ler o próximo dessa trilogia e em saber no que essa estória vai dar.

Janaína está de parabéns, porque realmente foi um livro que aqueceu meu coração, que me tirou lagrimas e sorrisos, aprendi o valor da família, do amor, da lealdade e de nunca julgar o próximo e se você tem um sonho tem que correr atrás, se arriscar e mesmo que de errado continuar sempre lutando e lutando e aprendendo com os erros ao longo do caminho. 

“Confesso que meu casamento foi uma espécie de válvula de escape, um meio de eu fugir de toda aquela pobreza que me cercava. A vida que tive naquele bairro horroroso foi miserável. Que temo que estejamos caminhando para aquilo novamente. Oh, Deus. O que eu vou fazer para melhorar não faço ideia, mas eu estou disposta a fazer qualquer coisa. Qualquer coisa. “ 

21 comentários:

  1. Oii Jhenny tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha e espero ter a oportunidade de ler o livro pois quero conhecer essa história e me encantar com o livro e seus e seus ensinamentos.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica! Estou ótima :)

      Que bom que gostou e acredito que vai amar o livro também!

      :) :)

      Excluir
  2. Ahaaa, já gostei da Dalila por ela trabalhar como professora.
    Amo histórias onde o casal são imperfeitos, cheios de erros e vão crescendo e amadurecendo ao longo da história, esse romance parece ser ótimo, dica anotada. Amei os quotes e as fotos, suas resenhas ficam uma gracinha com essas fotos, bjocas e bom fim de semana, Ops! vou ficar mais um pouquinho aqui no seu blog ouvindo uma musiquinha ahaha, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela amo o que faz e é tão bonito o seu amor. E siiim, eles são super imperfeitos e erram e como eu falei na resenha, é como se eles estivessem me contando pessoalmente essa trajetória deles.

      Fica mais siiiim, hahahaha vou amar te ter aqui.

      Beijokaasss

      Excluir
  3. Eu não conhecia o livro e nem mesmo a autora, mas pelo enredo se nota um talento inovador aí. Normalmente vemos romances de idas e vindas, mas esse parece tão real, tão plausível, fiquei com muita vontade de ler. Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Esse é o seu primeiro romance lançado e ela tem sim um talento e tanto. O que achei mais incrível é que eles parecem reais e acredito que vai adorar também.

      Muito obrigada.

      Beijokas

      Excluir
  4. Oi Jenny tudo bem? Gostei muito da resenha e dessa história parece bem interessante e cheia de idas e vindas,gosto muito de livros quando os personagens evoluem e tem uma grande redenção 😊😘
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii minha linda😊 Amo as suas visitas.

      Ele é muito bom e me surpreendi muito, porque quando pensava que não ia acontecer nada via uma bomba e eles são tão reais. Vai amar.

      Beijinhos 😘

      Excluir
  5. Oi tudo bem?
    Gosto de livros que tragam personagens cheios de defeitos afinal fica bem mais real né? Adorei a sua resenha e vou anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem Tais!!!

      Eu também amoo e esse livro me proporcionou esse sentimento, vai amar.

      Um beijo 😘

      Excluir
  6. Eita, parece ser bom demais esse livro, Jhenny! 😱 Adorei sua resenha, arrasando como sempre! Já digo que já fiquei com raiva do Marcos porque como é que a pessoa joga tudo pro alto sem fazer planos direito, meu senhor? Hahahahaha Vou colocar esse livro na minha lista pra poder entender melhor o que se passou na cabeça desse serumaninho 😂

    Um beijo, Pri 😘

    poramoraoslivrospri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Poise Pri!! Ele fez tudo por impulso, porém se reergueu e dei meus parabéns para ele, e me ensinou que devemos correr atrás dos nossos sonhos mesmo que caia, desistir jamais.

      Nossa você precisa ler, vai amar.

      Um beijo 😘

      Excluir
  7. Que bom que você gostou kkkk, que nada kkkkk sou bem insegura você não acredita!

    O bom desse livro é isso, ele foge total do clichê e nem sei se ficaram juntos e estou enlouquecida querendo a continuação kkkkk.

    Fico muito feliz que tenha despertado um interesse, muito obrigado pelo carinho.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Apesar de ser uma estória clichê, eu sempre me emociono com elas. Gosto de romances que nos faz suspirar, que mexe com todas as emoções. Anotado a dica.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Adorei sua resenha você expressa muito bem seus sentimentos, mas eu acho que o livro não é muito para mim, não sou muito fã de romances e nem do recurso da amnésia que sem acho mei o forçado.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Romances contemporâneos está sendo o gênero que mais leio no momento, por isso com certeza dica anotada. Não conhecia a história, nem a autora, porém sua resenha traz bastante elogios sobre o mesmo. Gostei e irei conferir. Aliás adorei as imagens escolhida para as representações. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou bastante curiosa, sua resenha me deixou muito curiosa eu não conhecia o livro, mas vou anotar aqui

    ResponderExcluir
  12. Oi Jhenny.

    Que história! Estou completamente curiosa pela história. Lendo sua resenha já estou querendo matar o Marcos.Que cara egoísta! Sua dica está anotada, vou tentar adquirir este livro logo. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Ah! Jhenny amo histórias que aquecem o coração, como você disse. Gostei demais da premissa do romance e dos pontos de reflexão levantados por você, pois sempre podemos aprender com o que lemos e vivemos e também com as histórias dos outros.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  14. Oiiii, a história me chamou muito atenção, fico imaginando como a vida da Dalila não deve ter sido nada fácil... E Marcos se aproveitar após a perda da memória e punk hein? A dica está anotada, espero conseguir ler em breve!!!

    ResponderExcluir
  15. Menina, eu fiquei desconfiada, depois curiosa, depois desconfiada de novo (desconfiada se é uma leitura que iria me comprar). Mas a curiosidade é maior que tudo, né? Fiquei com vontade! hahaha

    Espero ter oportunidade de ler e tirar minhas conclusões, logo!
    Luar de Livros

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz com a sua visita no blog e também pôr se dispor a comentar meus posts, isso significa muito para mim. Seja muito bem-vindo(a)!

Aviso:

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não é permitido links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover (além de ser chato é feio!) Comentários que tenham esse tipo de links serão removidos;
- Manter o respeito é fundamental. Nem todos vão ter opiniões semelhantes, mas devemos respeitas todos os pontos de vistas. Nada de ofensas ou palavras de baixo calão. Educação em primeiro lugar;
- Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e é um grande incentivo para mim e me deixa muito feliz, deixe a sua opinião, dicas, elogios, sugestões e criativas (com fundamento);
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado (a) quando eu responder seu comentário;
- Deixe APENAS link do seu blog para que eu possa visita-lo. Comentários cheios de links também serão removidos;

Muito obrigada e fica à vontade para interagir.
“Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade. “ (Albert Schweitzer)